Leito de Rio em Felipe Guerra Terá Interferência do IGARN-SEMARH

Após ter voltado parcialmente à normalidade o fluxo d’água no leito do Rio Apodi-Mossoró em território de Felipe Guerra, fruto de reunião acordada  entre os prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro de Apodi e outros segmentos interessados, o caso que rumava para uma solução definitiva  volta  a situação de antes.
 
A Mesma parede de contenção na comunidade de Bico Torto em Apodi é reconstruída, voltando aos mesmos problemas com agricultores e pescadores em Felipe Guerra, para beneficiar os pescadores da comunidade Bico Torto em Apodi.
 
No último dia do mês de outubro, 31, atendendo solicitação do prefeito Haroldo Ferreira através do Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Luiz Agnaldo de Souza, esteve durante todo o dia 31 em várias comunidades rurais de Felipe Guerra, atingidas pela seca do leito do rio Apodi/Mossoró, a técnica do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte- IGARN.
 
A Selma Maria, após ter sido recebida pelo prefeito Haroldo Ferreira, foi realizar uma minuciosa visita de inspeção às comunidades atingidas pela ameaça de seca total no leito do rio Apodi-Mossoró em território de Felipe Guerra, ao mesmo tempo em que também conheceu e visitou as obras de Irrigação da Chapada do Apodi., sempre acompanhada pelos Secretários de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais e Luiz Agnaldo do Gabinete Civil.
 
Em seu trabalho de inspeção técnica na gestão das águas do rio Apodi-Mosoró, a técnica do IGARN/SEMARH e comitiva governamental de Felipe Guerra estiveram nas comunidades mais afetadas pela problemática, como sejam as passagens d’água interrompidas em São Lourenço, Boqueirão, Passagem Funda, Rosário, Fazenda Nova, São Gonçalo, Arapuá e Maxixe.
 
Onde o Leito do Rio Apodi-Mossoró Secou    
 
O leito do rio Apodi-Mossoró secou totalmente, conforme informou Luiz Agnaldo e que foi visto pela técnica do IGARN Selma Maria, é a partir da comunidade de Novo Horizonte, município de Governador Dix Sept Rosado, em diante.
 
Fotografias, registros de medição do solo, observação das conseqüências de danos ambientais com o fenômeno provocado pelo homem e outras informações foram catalogadas.
 
Em sua visita de inspeção em território de Felipe Guerra/Apodi a técnica do IGARN, falando em nome da Direção Geral do órgão de gestão das águas engenheiro civil Elias Alves Teixeira, conforme informações prestadas à imprensa pelo Secretário do Gabinete Civil Luiz Agnaldo, esta diz desconhecer até então, não só o problema de interrupção do leito do rio, da mesma forma não conhecia as obras de Irrigação da Chapada do Apodi.
 
Providências a Serem tomadas
 
Aumento do fechamento das comportas na Barragem de Santa Cruz em mais 5%, ocasionando a diminuição do volume d’água da Lagoa da comunidade de Bico Torto em solo apodiense, motivou a problemática da seca do leito do Rio.
 
Os pescadores que sobrevivem da pesca na mencionada lagoa reconstruírem a parede de contenção que desvia em mais de 10 metros a água que seria para fluir no leito do rio Apodi-Mossoró, atingindo mais o território felipense, para assim poder suprir a deficiência de abastecimento da Lagoa de Bico Torto, antes feito por águas a Barragem de Santa Cruz.  
 
A solução encontrada a ser decidida em reunião a partir da próxima semana, será a abertura das comportas da Barragem de Santa Cruz, inclusive com o endosso da SEMARH/IGARN. À frente de toda esta mobilização estará  o prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira.
 
Serão chamados a se engajarem os prefeitos Flaviano Monteiro de Apodi e agora será convocado também  o prefeito do município de Governador Dix Sept Rosado, médico Anaximandro Vale, que deverão se reunir com os órgãos SEMARH/IGARN e outros órgãos que irão  se engajando no movimento de gestão das águas em Felipe Guerra, Apodi e toda a sua região da Chapada.
 
Qual o Papel do IGARN   
 
O IGARN – Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte é o órgão estadual responsável pela gestão técnica e operacional dos recursos hídricos em todo o território norte-rio-grandense.
 
Criado pela Lei nº 8.086, de 15 de abril de 2002, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), dotada de personalidade jurídica de direito público interno e autonomia administrativa e financeira, com patrimônio próprio.
 
A Direção Geral do IGARN é exercida pelo Engenheiro Civil Elias Alves Teixeira.











 


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores